segunda-feira, 26 de março de 2012

Desafios atuais do SUS - Onde estamos e para onde queremos ir.



Em seu artigo recentemente publicado. "Uso de indicadores para avaliação do SUS em debate", a autora Cristiane d Avila faz uma análise pós divulgação, pelo Ministério da Saúde, do IDSUS – Índice de Desempenho do SUS.

Trata-se de uma análise do desempenho do Sistema Único de Saúde nos municípios brasileiros segundo parâmetros de acesso e qualidade dos serviços de saúde.

Salvo críticas, especialmente daqueles que não foram muito bem, ou que foram pessimamente avaliados, podemos considerar um documento importante para análise da atual situação do SUS.

Fala-se ainda do Pro-Adess – Projeto Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde. Que, segundo o MS, municiou os fundamentos teóricos que balizaram a criação do índice.

Segundo a autora:

"Inicialmente desenvolvido por um grupo de instituições da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a partir de 2008 o Pro-Adess passou a ser conduzido por pesquisadores do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz) e da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), sob a coordenação do Icict".

Precisamos nos municiar de informações. Seja para defender ou para criticar, positiva ou negativamente a situação posta. Não dá para fazer avaliações sem as informações. Elementos decisivos para uma análise qualificada.

Se, por um lado os dados divulgados pelo Ministério causaram polêmica, por outro jogou luz em alguns aspectos que jamais foram discutidos ou avaliados. Portanto, salvo algum engano na análise dos dados, no compto geral o resultado é positivo por trazer à tona a questão.

Por isso convidamos os nosso seguidores, leitores e público em geral a lêr o documento na íntegra, na página original, clicando AQUI.

E a conhecer mais sobre o Pro-Adess, em sua Página.

Além disso convidamos todos a participarem do forum:

Icict, 26 anos: "Uso de dados e indicadores para avaliação do SUS"
Que ocorrerá dia: 28 de março de 2012.
Local: Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi da Biblioteca de Ciências Biomédicas
Campus da Fiocruz - Manguinhos - Av. Brasil 4.365

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SUS que nós queremos é um SITE aberto à comentários, entretanto informa que as publicações devem ser relacionadas aos temas aqui desenvolvidos, se reserva o direito de excluir qualquer postagens que fira a regra da boa conduta e que possam ofender ou comprometer pessoas ou instituições.
Pedimos aos editores de comentários que ainda não forem cadastrados no Blog, que procurem se identificar.
Obrigado.
Enfermeiro Washington.