quinta-feira, 12 de julho de 2012

UNA-SUS/UFMA inicia Curso de Especialização em Saúde da Família para o Maranhão e Pernambuco


imagem de webmaster

A UNA-SUS/UFMA, em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pernambuco, deu início, na sexta-feira (6), em São Luís, ao Curso de Especialização em Saúde da Família, voltado para a qualificação dos participantes do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica - PROVAB. A aula inaugural, que contou com a presença dos alunos que optaram pelo Pólo de São Luís, aconteceu no Auditório Central do Hospital Universitário (HU) da UFMA.
Durante o evento, a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emília Figueiredo Oliveira, destacou a parceria com a UNA-SUS/UFPE nesta empreitada. Através desta parceria, os profissionais pernambucanos poderão fazer a especialização por meio dos recursos oferecidos pela UNA-SUS/UFMA sem sair de seus pólos em Pernambuco.
Para a secretária adjunta de Atenção Primária, da Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Maranhão, que compôs a mesa de abertura da solenidade, Cristina Loyola, o maior desafio do profissional da área de saúde está em dar conta da problemática das doenças crônicas. Segundo ela, o paciente precisa ser cuidado com generosidade, um dos aspectos em que o curso da UNA-SUS/UFMA foca.
Após a solenidade de abertura, os convidados assistiram a um vídeo que contou um pouco do trabalho realizado pela UNA-SUS/UFMA e a uma palestra com a coordenadora pedagógica do curso de Especialização em Saúde da Família da turma do PROVAB, Judith Rafaelle Oliveira Pinho, que explicou sobre o funcionamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Participaram também da solenidade, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA (CCBS), Nair Portela, a coordenadora Discente e de Logística da UFPE, Josiane Machiavelli, e a diretora da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação do Hospital Universitário, Sirlei Marques. O curso contará com a participação de cerca de 300 alunos.
Todos os alunos do PROVAB receberam na aula inaugural um DVD contendo: vídeos instrucionais, tutoriais referentes ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e objetos de aprendizagem dos quatro módulos do eixo I do curso. No sábado (07/07), no Maranhão, ocorreu a aula inaugural dos Pólos de Caxias, Santa Inês e Imperatriz.
Em Recife, a aula Inaugural foi realizada no dia 9 de julho, no Auditório Barbosa Lima Sobrinho, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento contou com a presença de estudantes, trabalhadores, professores, universitários da UFPE, representantes dos municípios que aderiram ao PROVAB e da Secretaria Estadual de Saúde.
Participaram também da solenidade, representado a Coordenação do PROVAB, Ministério da Saúde, Rose Marie Caetano, representado o Secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, a diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Afra Suassuna, o Secretário de Saúde do Recife, Humberto Antunes, representando o Reitor da UFPE, a diretora do centro Acadêmico do Agreste, Florisbela de Arruda Camara e Siqueira Campos, o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital das Clínicas da UFPE, Ângelo Rizzo, a coordenadora Geral da UNA-SUS/UFPE, Cristine Martins Gomes de Gusmão e a coordenadora Geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emília Figueiredo de Oliveira.
No dia 11/07 ocorrerá, em Pernambuco, a aula inaugural nos Pólos de Caruaru, Serra Talhada e Ouricuri.
Fonte: UNASUS.GOV.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SUS que nós queremos é um SITE aberto à comentários, entretanto informa que as publicações devem ser relacionadas aos temas aqui desenvolvidos, se reserva o direito de excluir qualquer postagens que fira a regra da boa conduta e que possam ofender ou comprometer pessoas ou instituições.
Pedimos aos editores de comentários que ainda não forem cadastrados no Blog, que procurem se identificar.
Obrigado.
Enfermeiro Washington.